5º Congresso Latino Americano de Gestão de Contratos

22 a 24 de Setembro de 2014
Centro de Convenções Millenium, São Paulo

Fruto de mais uma parceria entre a ANGC – Associação Nacional de Gestores de Contratos e o Informa Group, foi realizado o 5º Congresso Latino Americano de Gestão de Contratos que obteve muito sucesso. O objetivo dos idealizadores e organizadores do evento foi proporcionar as informações mais atualizadas do que há em gestão de contratos e certificação profissional.
Estruturado para ser um grande fórum de capacitação, atualização e benchmarking, o Congresso apresentou uma visão atualizada e dinâmica sobre as práticas, conhecimentos de negócios, métodos e soluções para contratação e gestão de contratos através de debates, palestras, estudos de caso e seminários.

Junto à sua programação bem organizada, o evento proporcionou uma série de oportunidades para promover a troca de ideias, discussões assim como proporcionou ricas oportunidades para a construção de relacionamentos comerciais e profissionais.

Confira abaixo as fotos e o resumo do Congresso:

 

Resumo do 5º Congresso:

1º dia:

– O 5º Congresso iniciou com uma palestra do presidente da ANGC, Walter Freitas sobre Gestão de Contratos e o projeto de Certificação Profissional. O projeto tem como principal objetivo  identificar através de um conjunto de competências qual o nível de conhecimento, experiência e estudo que um profissional possui para efetuar as atividades de gestão de contratos.

– Na sequencia tivemos uma apresentação do Diretor de Contratos da Divisão de Jatos Executivos da EMBRAER, Remo Vinicius Casarsa de Souza falando sobre o projeto de Certificação Profissional na EMBRAER realizado pela área de Jatos Executivos, sob sua coordenação. Nessa apresentação ele discorreu sobre todo o processo de certificação e como ao final esse projeto obteve sucesso dentro da Divisão de Jatos Executivos. Aproveitando esse momento a ANGC fez uma homenagem ao Remo pelo seu destaque como profissional na área de Gestão de Contratos, com a entrega do 1º Prêmio de Gestores de Contratos.

 
2º dia:

– O presidente da ANGC, Walter Freitas, iniciou o segundo dia de Congresso com uma palestra sobre Inovação, Gestão, Gestão de Contratos e Governança.

– Palestra do Diretor de Contratos da EMBRAER, Remo Vinicius C. de Souza. O assunto discutido foi Gestão de Contratos e os benefícios e vantagens para as empresas que possuem departamentos exclusivos para gerenciar contratos.

– A Diretora de Redação da Revista INFRA, Léa Lobo falou um pouco sobre os Facilities e Gestão de Contratos: tendências, desafios e as relações contratuais.

– Estudo de caso sobre Gestão de Contratos na Indústria Siderúrgica, que foi apresentado pelo palestrante Egídio José Barbosa, Gerente Geral de Suprimentos e Contratos da Votorantim Siderúrgica.

– A Patrícia Viviani do Grupo Fleury também nos proporcionou mais um Estudo de Caso sobre o assunto: Como a efetiva Gestão dos Contratos aumenta a eficiência de compra e reduz riscos e conflitos internos.

– Em seguida criamos uma dinâmica com mesas separadas por temas onde criou-se uma discussão sobre todos os assuntos:

1º Lia Denise Pretti, Contract Manager – UNILEVER. Tema abordado: Estruturação de uma área de Contratos.

2º Sandra Regina Garcia e Claudia Frankel Grosman, Sócias – D’Accord – Instituto de Mediação e Gestão de Conflitos. Discussão sobre o tema: Mediação e Gestão de conflitos em Contratos.

3º Luciano Sergio Lacerda Lima, Assessor de Gestão – ENERGISA. Tema discutido: de que forma a Centralização de Contratos nesta empresa favoreceu a continuidade dos negócios e absorção de novas empresas em recente processo de aquisições da corporação.

4º Cynthia Kramer, Advogada – L.O.BAPTISTA -Schmidt.Valois.Miranda.Ferreira.Agel . Liderança nas discussões sobre o tema: Contratos Internacionais.

5º Rafael Gianesi, Senior Project Manager – ALSTOM TRANSPORT. Discussão sobre o tema: Gestão de Projetos.

6º Soraya Arcas Durães, Diretora de Projetos – SSX GLOBAL. Liderança nas discussões sobre o tema: Contratação de Serviços.

7º Ricardo Theil, Diretor – QUALISIGN. Tema abordado: Assinatura digital de contratos: mais produtividade para seu negócio.

8º Fernando Henrique Cunha, Sócio – FH/Cunha Advogados Associados. Liderança nas discussões sobre o tema: Contratos de Construção e Administração Contratual.

9º Paula Staciarini, Gerente de Contratos – EMBRAER. Discussão sobre o estudo de caso: Administração Contratual.

10º Luciano Bezerra, Diretor – BERNHOEFT. Liderança nas discussões sobre o tema: Gestão de Riscos Trabalhistas e Contratuais.

 
3º dia:

– O Consultor da Level Group, Adriano Dutra da Silveira junto com a Luciane Pizeli Aires da CIELO abriram o último dia de Congresso com uma participação no Painel de Tendências e Experiência Prática com o tema Gestão de Terceiros.

– Os palestrantes Bruno Santos(Gerente de contratos da CCEE – CAMARA DE COMERCIALIZAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA) e Leonardo Gonçalves(Gerente Nacional de Vendas da CERTISIGN) discutiram sobre um estudo de caso da CCEE que tratava o assunto de contratos digitais no setor elétrico.

– Painel de Debates: Impactos da nova lei anticorrupção nas relações contratuais e gestão da propriedade intelectual que teve a apresentação e participação de Craig Moss (CREATe.org), Leandro Doca(CAPGEMINI), Alexandre Castello da Costa(CAPGEMINI) e Rita Ferreira Blum(OPICE BLUM, BRUNO, ABRUSIO e VAINZOF ADVOGADOS ASSOCIADOS)

– Apresentação do Tema: Gestão de Contratos X Técnicas de Comunicação Efetiva feito pela palestrante Pollyana Gaspar que é professora e consultora em Desenvolvimento Organizacional.

– A Karina Gistelinck da VALE, apresentou um Estudo de caso sobre a Simplificação do Processo de Mobilização na VALE.

– Mesa de Especialistas – Gestão de Contratos X Compras Estratégicas que teve como participantes os convidados: Claudio Mitsutani (Procurement Business School), Walter Freitas (ANGC), Marc Budbridge (CNRC) e Cesar Righetti (CIELO).

– O 5º Congresso foi encerrado com uma apresentação no Painel sobre Melhores Práticas em Gestão de Contratos pelas palestrantes Elma S. Teixeira (CSN) e Soraya Arcas Durães (SSX).