1ª Pesquisa sobre contratos de terceirização de TI

1ª. Pesquisa sobre contratos de terceirização de TI (Julho/08)
Esta Pesquisa tem como objetivo divulgar para a comunidade de gestores de contratos (e Departamento de TI) um perfil básico de como as empresas estão lidando com os desafios na gestão destes contratos e informações sobre volumes gerenciados. A ferramenta utilizada para coleta desta pesquisa é um sistema Web especializado neste tema (SurveyMonkey). A pesquisa permite que seja fornecida somente 01 resposta por equipamento e os dados são confidenciais e não serão revelados individualmente.
Lembramos que esta Pesquisa tinha somente 10 questões (com escolha de alternativas).

 

Descrevemos abaixo algumas informações que a Pesquisa nos trouxe e são de bastante relevância. Clique aqui para acessar o conteúdo completo desta Pesquisa.

 

A compilação da Pesquisa permitiu verificar que mais de 70% das empresas pesquisadas têm até 50 contratos com 12 a 24 meses de vigência.

 

Os Serviços que são mais comuns de serem terceirizados com contratos são:
– Desenvolvimento e manutenção de sistemas e aplicações (69%)
– Manutenção de hardware e infra-estrutura (58%)
– Hospedagem de Web site e software aplicativos (50%).

 

Mais de 55% das empresas utilizam e-mail como ferramenta para suporte a gestão de contratos, mantendo a tendência da Pesquisa realizada no 2º. Encontro, em 2007.

 

Os principais desafios dos líderes de TI em relação à gestão de contratos estão relacionados ao registro de medição de SLA e controle dos eventos contratais Renovação e Reajuste.

 

Mais de 75% das empresas pesquisadas não utiliza nenhum método específico para gestão de contratos. Para as grandes empresas este percentual cai para 46%.